O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e dois de seus filhos, Donald Trump Jr e Ivanka Trump, foram intimados a depor sobre supostas fraudes fiscais nos negócios da família nesta segunda-feira (3).
As intimações foram expedidas pela procuradora-geral de Nova York.
De acordo com o gabinete da procuradora-geral, Letitia James, o processo busca depoimentos e documentos dos três “em conexão com uma investigação sobre a avaliação de propriedades pertencentes ou controladas pelo ex-presidente e sua empresa, a Organização Trump”.
As intimações surgem em meio a uma investigação criminal em andamento sobre a organização e seus executivos e se elas inflacionaram o valor de alguns de seus bens.
Espera-se que a família tente anular as intimações, desencadeando uma batalha legal semelhante à que ocorreu no ano passado, depois que o escritório de James intimou outro filho de Trump.
Os esforços da Procuradoria-Geral do Estado de Nova York para obter o testemunho de Trump já haviam sido relatados em dezembro.
Trump instaurou um processo legal contra James em 20 de dezembro, buscando encerrar a investigação depois que ela pediu que ele se sentasse para um depoimento em 7 de janeiro.