Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Príncipe saudita descarta compromisso com Irã

O príncipe herdeiro saudita, Nayef bin Abdul Aziz, descartou nesta terça-feira qualquer compromisso com o Irã envolvendo as acusações de envolvimento deste último em um plano para assassinar o embaixador saudita nos Estados Unidos.

“Não pode haver compromisso com o Irã referente ao plano de assassinato, porque não há necessidade”, afirmou o príncipe, que também é responsável pelo Ministério do Interior, durante uma entrevista coletiva em Meca.

“Estamos preparados para lidar com qualquer cenário… com quaisquer meios necessários,” acrescentou sem dar maiores detalhes durante uma viagem de inspeção para os preparativos para a peregrinação anual muçulmana do hajj a Meca, lugar sagrado do Islã.

O Irã negou repetidas vezes qualquer envolvimento no suposto complô, que os Estados Unidos dizem envolver um vendedor de carros iraniano-americano sob custódia e oficiais iranianos em um plano para contratar um cartel de drogas mexicano para assassinar o embaixador saudita nos Estados Unidos.

O premier do Qatar, xeque Hamad bin Jassem Al-Thani, sugeriu no último domingo que oficiais sauditas e iranianos se reunissem para discutir o caso, informou a agência de notícias oficial do Qatar QNA.

O iraniano-americano acusado de envolvimento no plano alegou inocência em um tribunal de Nova York, na semana passada.