Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primeiro-ministro francês discutirá venda de caças em sua visita ao Brasil

Paris, 14 dez (EFE).- O primeiro-ministro francês, François Fillon, iniciou nesta quarta-feira uma visita de três dias ao Brasil, na qual conversará com a presidente Dilma Rousseff sobre as negociações para a venda de 36 aviões de combate Rafale.

O caça, fabricado pela companhia francesa Dassault, concorre na licitação brasileira com o FA-18 Super Hornert, da americana Boeing, e com o Gripen NH, da sueca Saab.

Além disso, a agenda oficial, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da França, diz que o primeiro-ministro tratará no Brasil de assuntos como a crise da dívida na zona do euro e os principais temas da atualidade.

Nesta quinta, Fillon irá para São Paulo, onde fará um discurso na Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), antes de se encontrar com o governador Geraldo Alckim.

Em seguida, o político francês irá para Brasília, onde será recebido pela presidente, e depois dará uma entrevista coletiva.

A última etapa da viagem será no Rio de Janeiro, onde o primeiro-ministro depositará um arranjo de flores no monumento em memória das vítimas do voo AF447 da Air France, no Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Leblon.

Na cidade, Fillon se reunirá com autoridades locais, visitará o teleférico do Complexo do Alemão e conhecerá a o município de Itaguaí, onde a Marinha fabrica submarinos com tecnologia francesa.

‘A visita será a ocasião de ressaltar a amplitude e a diversidade da associação estratégica iniciada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe do Estado francês, Nicolas Sarkozy’, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da França. EFE