Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Presidente eleito do México convidará Trump para sua cerimônia de posse

Relações entre México e EUA estão tensas desde que presidente americano propôs construir muro na fronteira entre as nações

Por Da Redação
5 jul 2018, 19h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos e o recém eleito presidente do México, López Obrador (Olivier Douliery/Pool/Getty Images/Pedro Mera/Getty Images)

    O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira (5) que planeja convidar para sua cerimônia de posse, em 1º de dezembro, o líder americano Donald Trump, após meses de tensões entre os dois países.

    “Vamos fazer o convite, somos países vizinhos, temos relações econômicas, comerciais, vínculos de amizade, nos importa muito a cooperação para o desenvolvimento. Temos 3.180 km de fronteira. De forma que o presidente Trump será convidado, vai depender de sua agenda e do que decidir”, disse López Obrador em coletiva de imprensa.

    López Obrador declarou que também convidará o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para sua posse, na qual também aguardam líderes de outros países.

    As relações entre as duas nações ficaram tensas desde que Trump chegou ao poder e propôs construir um muro – pago pelo México – na zona fronteiriça e abandonar o vital Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

    Após a sua vitória eleitoral, López Obrador falou com Trump por telefone em uma ligação que descreveu como “respeitosa”. Os dois não discutiram o tema do polêmico muro, porém o futuro presidente mexicano propôs a Trump um acordo para impulsionar projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México e reduzam a migração para os Estados Unidos.

    Na entrevista coletiva desta quinta, López Obrador também anunciou que o ex-prefeito da Cidade do México Marcelo Ebrard será o chanceler em seu futuro governo. Previamente havia nomeado para esse cargo o ex-embaixador na Dinamarca, Noruega e Islândia, Héctor Vasconcelos.

    Continua após a publicidade

    Agora Vasconcelos irá ao Senado, onde buscará dirigir a comissão de Relações Exteriores.

    López Obrador disse que Ebrard trabalhará para preparar o seu encontro com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, que visitará o México na próxima sexta-feira, 13 de julho.

    Disse ainda que Ebrard também preparará a sua participação na cúpula da Aliança do Pacífico – grupo composto por México, Chile, Peru e Colômbia – que será realizada em 24 de julho em Puerto Vallarta, no estado de Jalisco.

    Continua após a publicidade

    (Com AFP)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.