Alfinetado no Twitter por Donald Trump Jr., filho mais velho do presidente americano, o prefeito de Londres Sadiq Khan preferiu ficar longe de discussões. Um dia após cinco pessoas morrerem e quarenta ficarem feridas em um atentado na capital inglesa, o político disse ter razões “bem mais importantes” para se preocupar do que ofensas nas redes.
Na quinta-feira, um dia após o ataque, Trump Jr. publicou no Twitter uma notícia do jornal inglês Independent de setembro de 2016, com o título: “Sadiq Khan: prefeito de Londres diz que ataques terroristas são ‘parte integrante’ de viver em uma grande cidade”. Junto ao link do ano passado, o empresário comentou: “Você só pode estar brincando comigo?!”.
Khan foi questionado sobre a “crítica” de Trump Jr. em entrevista à emissora CNN, na quinta-feira. “Eu não vou responder a um tuíte de Donald Trump Jr.”, afirmou. “Tenho feito coisas bem mais importantes nas últimas 24 horas”, explicou.
A reportagem divulgada pelo herdeiro do presidente se referia a uma frase do político inglês logo após a explosão de uma bomba em Nova York, há seis meses. Na ocasião, Khan disse que metrópoles ao redor do mundo “precisam estar preparadas para esse tipo de coisa”. “Isso significa estar vigilante, ter uma força policial em contato com as comunidades, ter serviços de segurança a postos, mas também trocar ideias e melhores práticas”, explicou na época.
Na internet, apoiadores e colegas de partido de Khan criticaram o americano pelo comentário. “Você usa um ataque terrorista na nossa cidade para seu próprio ganho político”, escreveu o político trabalhista Wes Streeting. Em contraste à fala de Trump Jr., a Casa Branca foi mais comedida em seus comentários sobre o atentado. Trump ligou para a premiê Theresa May para prestar condolências e lamentou no Twitter o ataque, que deixou um turista americano morto.