Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Polônia: Bomba da Segunda Guerra Mundial força retirada de 2.500 pessoas

Segundo as forças armadas do país, o dispositivo se trata de uma bomba aérea alemã SC-250, que pesa 220 quilos

Por Da Redação
Atualizado em 26 Maio 2023, 14h58 - Publicado em 26 Maio 2023, 14h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi encontrada nesta sexta-feira, 26, na cidade de Breslávia, na Polônia. O dispositivo foi descoberto durante um trabalho de construção no viaduto ferroviário e ocasionou a retirada de 2.500 residentes da região.

    Segundo as forças armadas da Polônia, o dispositivo se trata de uma bomba aérea alemã SC-250, que pesa 220 kg. Antes da guerra, a cidade estava sob domínio do governo alemão, sendo alvo de ataques soviéticos no desenrolar do conflito. Derrotadas, as autoridades alemães foram obrigadas a ceder o território para a Polônia, quando as fronteiras entre os países foram redesenhadas.

    Com a descoberta da bomba, a cidade transportou os moradores das proximidades para uma área segura. A porta-voz da polícia local, Aleksandra Freus, relatou à emissora TVN24 que alguns poloneses se recusaram a deixar suas casas e que as forças de segurança não poderiam obrigá-los. Ela, no entanto, fez um apelo devido “a ameaça à integridade e à vida humana causada por munições não detonadas”.

    + Após selfies ofensivas, Auschwitz pede respeito à memória do Holocausto

    De acordo com a imprensa polonesa, o tráfego de trens foi interrompido até que os especialistas em remoção de bombas finalizassem o trabalho no local.

    Continua após a publicidade

    Apesar da guerra ter chegado ao fim há quase 80 anos, explosivos ainda são encontrados na Europa Ocidental. Em fevereiro deste ano, uma bomba também datada do conflito e de proporções similares à descoberta nesta sexta-feira detonou de maneira “não planejada” em Great Yarmouth, na Inglaterra.

    Na ocasião, o equipamento foi localizado por um empreiteiro enquanto realizava uma drenagem no rio Yare, que alertou a polícia da região. Os especialistas já estavam tentando desarmar os explosivos quando a detonação ocorreu, mas ninguém ficou ferido.

    Segundo as autoridades inglesas, uma caixa de areia protetora ao redor do dispositivo reduziu os possíveis impactos do dispositivo.

    Continua após a publicidade

    Antes disso, em 2020, a maior bomba da Segunda Guerra Mundial já encontrada na Polônia, com seus 5.400 kg, explodiu no país. O equipamento costumava ser utilizado pela força aérea britânica.

    O artefato estava a 12 metros de profundidade no canal Piast, situado nas proximidades da cidade de Swinoujscie. Os mergulhadores estavam fora da área de risco e desativaram o resto dos explosivos após a detonação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.