Clique e assine a partir de 8,90/mês

Polícia investiga possível espionagem do jornal ‘The Times’

Um jornalista teria acessado ilegalmente a conta de e-mail de policial blogueiro

Por Da Redação - 2 fev 2012, 11h40

A polícia britânica está investigando as acusações de uma possível espionagem de mensagens eletrônicas por parte do jornal britânico The Times, de forma paralela às escutas telefônicas do extinto tabloide News of the World, segundo uma carta divulgada nesta quarta-feira.

Entenda o caso

  1. • O tabloide News of the World recorria a detetives e escutas telefônicas em busca de notícias exclusivas – entre as vítimas estão celebridades, políticos, membros da família real e até parentes de soldados mortos.
  2. • Policiais da Scotland Yard também teriam sido subornados para fornecer informações em primeira mão aos jornalistas.
  3. • O escândalo forçou o fechamento do jornal sensacionalista, que circulou por 168 anos e era um dos veículos do grupo News Corp., do magnata Rupert Murdoch.
  4. • Agora, a polícia investiga uso de grampos ilegais em outros jornais britânicos.

Leia mais no Tema ‘Grampos na Grã-Bretanha’

A investigação foi aberta depois que o diretor do jornal – referência na imprensa britânica que também faz parte do império de Rupert Murdoch admitiu a uma comissão judicial que investiga as práticas da imprensa britânica que um de seus jornalistas acessou ilegalmente a conta de e-mail de um policial blogueiro.

O deputado trabalhista Tom Watson divulgou nesta quinta-feira em seu site oficial uma carta com data de 25 de janeiro que recebeu em resposta a outra enviada poucos dias antes por ele, na qual a polícia confirma que está investigando o Times por possível espionagem de correios eletrônicos.

“Escrevo para assegurar que as preocupações manifestadas em suas cartas estão sendo investigadas”, afirma a carta assinada por John Levett, que coordena a operação policial paralela à que investiga as escutas telefônicas do News of the World. A carta afirma ainda que os agentes estão conversando diretamente com a vítima, o detetive Richard Horton, autor do aclamado blog NightJack.

Escândalo – A News International, subsidiária britânica do grupo de Murdoch, não comentou a informação. O grupo fechou em julho do ano passado o popular News of the World, após as gigantescas proporções do escândalo de escutas telefônicas ilegais praticadas por alguns de seus funcionários, após a revelação de que interceptou o correio de voz de uma adolescente desaparecida que mais tarde foi encontrada morta.

O escândalo do News of the World levou o primeiro-ministro David Cameron a ordenar uma investigação independente, liderada pelo juiz Brian Leveson, para estudar as práticas e a ética dos meios de comunicação britânicos. O diretor do Times, James Harding, afirmou à comissão Leveson que foram adotadas medidas disciplinares contra um jornalista, identificado como Patrick Foster, que acessou sem autorização o e-mail de um policial.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade