Polícia da Noruega desativa dispositivo similar a bomba
Forças de segurança nórdicas estão em alerta desde o atentado de sexta-feira, que deixou quatro mortos na Suécia
Policiais da Noruega explodiram de forma controlada um dispositivo descrito como “similar a uma bomba“, no centro de Oslo, no início deste domingo. Um suspeito de ter plantado o objeto está sob custódia dos serviços de segurança.
Um repórter da agência Reuters descreveu o estouro logo após o esquadrão especial chegar com robô operado por controle remoto, depois de a área ter sido isolada pela polícia na noite de sábado. “O barulho da explosão foi mais alto do que o que os nossos explosivos causariam por si só”, afirmou um porta-voz da polícia, acrescentando que mais investigações eram necessárias para descobrir se havia explosivos.
O dispositivo, de cerca de 30 cm, parecia ser capaz de causar somente danos limitados. Especialistas vão examinar fragmentos para descobrir o que era. A polícia da Noruega já levantou o isolamento feito na região e moradores retomaram as atividades normais neste domingo, com lojas e cafés abertos.
Serviços de segurança da região nórdica tem permanecido em alto estado de alerta depois do ataque com caminhão em Estocolmo na sexta-feira, em que quatro pessoas morreram, no que policiais chamaram de um ataque terrorista. Um suspeito de ter avançado com o veículo, natural do Uzbequistão, foi preso.
(Com Reuters)