Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Polícia alemã prende membros de grupo nazista que planejava golpe de Estado

Organização de extrema direita estava tramando ataque armado às regiões orientais da Alemanha

Por Da Redação 5 nov 2024, 13h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A polícia alemã prendeu oito supostos membros de um grupo terrorista de extrema-direita, acusados de planejarem um golpe armado nas regiões orientais da Alemanha para instaurar um regime inspirado no nazismo, disseram promotores nesta terça-feira, 5.

    De acordo com os promotores, o grupo, autodenominado Sächsische Separatisten (Separatistas saxões) e criado em novembro de 2020, é composto por 15 a 20 indivíduos com ideologias “racistas, antissemitas e parcialmente apocalípticas”. Os membros acreditam que a Alemanha se aproxima de um colapso iminente e estavam planejando um “Dia X”, no qual usariam a força para estabelecer um novo sistema.

    As detenções são parte de uma operação que mobilizou mais de 450 policiais e agentes de segurança no leste da Alemanha e na cidade polonesa de Zgorzelec, na fronteira entre os países. 

    “Nossas autoridades de segurança, portanto, frustraram em um estágio inicial os planos de golpe militante por terroristas de direita, que ansiavam por um Dia X para atacar pessoas e nosso estado com a força armada”, disse a ministra do Interior, Nancy Faeser, em um comunicado, saudando as prisões como “um sucesso importante” na luta contra a direita radical.

    O grupo planejava assumir o controle de partes do estado da Saxônia e potencialmente outras regiões no leste da Alemanha. “Se necessário, grupos indesejáveis de pessoas devem ser removidos da área por meio de limpeza étnica”, disse o grupo, de acordo com um comunicado do promotor.

    Continua após a publicidade

    Um dos detidos, identificado como Kurt H., é membro do Alternativa para a Alemanha (AfD), que em setembro se tornou o primeiro partido de extrema direita a vencer uma eleição estadual na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial. Os promotores alemães identificaram alguns dos outros presos como Joern S., Karl K. e Norman T.

    Os membros do grupo, em sua maioria homens jovens, concluíram um treinamento paramilitar com equipamentos de combate e haviam comprado roupas de camuflagem, capacetes de combate, máscaras de gás e coletes à prova de balas. Eles enfrentam acusações de participação em uma organização terrorista doméstica e comparecerão a um tribunal na terça-feira.

    O ministro da justiça alemão, Marco Buschmann, disse em um comunicado que as prisões são um lembrete de que o sistema constitucional da Alemanha e a ordem livre e democrática “estão sob ameaça de muitos frentes”, acrescentando que “devemos fazer tudo o que pudermos para defender nossa democracia liberal contra seus inimigos”.

    Essa é a segunda trama de golpe descoberta na Alemanha nos últimos anos. Em 2022, movimento “Reichsbürger”, liderado por Heinrich XIII de Reuss, um empresário e aristocrata alemão com planos de derrubar o estado e instaurar um governo interino, foi exposto em um caso que chocou o país devido a sua rede e planejamento detalhados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.