Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Polarização explosiva

Opositores de Donald Trump — entre eles, o ex-presidente Obama — recebem bombas caseiras enviadas pelo correio. O responsável ainda não foi descoberto

Por Thais Navarro
Atualizado em 4 jun 2024, 16h37 - Publicado em 26 out 2018, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • TERRORISMO - Esquadrão antibomba de Nova York vasculha a CNN. No detalhe, um dos artefatos (Kevin Coombs/Courtesy CNN/Handout/Reuters)

    Políticos do Partido Democrata e simpatizantes foram surpreendidos na semana passada com bombas caseiras enviadas pelo correio. Os artefatos foram descobertos por membros do serviço secreto, do FBI e funcionários dos correios. Nenhum dos objetos chegou a explodir. Entre os destinatários, só opositores de Donald Trump: o ex-presidente Barack Obama, o ex-­vice Joe Biden, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o governador de Nova York, Andrew Cuomo. Um pacote também foi enviado ao edifício do canal de televisão CNN em Nova York. Outro foi encontrado na segunda 22 na casa do bilionário George Soros. Na quinta-feira pela manhã, seguranças avistaram um objeto suspeito na empresa do ator Robert de Niro, um democrata de longa data. No campo do remetente, as peças traziam o endereço da deputada Debbie Wasserman Schultz, da Flórida.

    Publicidade

    Os envelopes eram grandes, amarelos e continham bombas com tubos de PVC de pouco mais de 15 centímetros de comprimento, envoltas com fita preta e cronômetros. Parecem ter sido enviados pela mesma pessoa. Como relógios só são adicionados nas bombas em filmes de Hollywood para acrescentar efeito dramático, alguns especialistas duvidavam que elas pudessem explodir. O efeito do terrorismo doméstico, porém, foi cumprido. O autor espalhou o pânico e chamou atenção.

    Publicidade

    Depois da notícia, Trump disse que era o momento de unir os americanos, mas deu uma fraquejada e voltou a atacar seus inimigos. “A imprensa também tem a responsabilidade de determinar o tom cortês e parar com a hostilidade infindável e ataques falsos”, disse. O presidente da CNN, Jeff Zucker, revidou: “O presidente deve saber que as palavras importam”.

    Publicado em VEJA de 31 de outubro de 2018, edição nº 2606

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.