Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pilotos ucranianos pegam trem ao Reino Unido para treinamento de caças

Segundo premiê ucraniano, Denys Shmyhal, grupo vai participar de exercícios em aeronaves F-16

Por Da Redação
5 jun 2023, 18h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, afirmou nesta segunda-feira, 5, que grupos de pilotos ucranianos foram para o  Reino Unido para começar treinamentos em caças F-16. Em publicação no Telegram, o premiê agradeceu o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly, que visita Kiev, por “sua liderança na criação da ‘coalizão de caças’” e  por “seu compromisso para treinar nossos pilotos”. 

    Publicidade

    Embora o Reino Unido tenha afirmado que não tem os jatos fabricados pelos Estados Unidos tão desejados pela Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que os pilotos precisavam de um “treinamento básico” para que eles consigam “usar diferentes tipos de aeronaves”.

    Publicidade

    Na cúpula do Grupo dos Setes (G7), no mês passado, o presidente dos EUA, Joe Biden, deu seu apoio para que os pilotos de Kiev fossem treinados nos F-16 americanos. De acordo com o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, o treinamento já começou em vários países do bloco. 

    Entre os países que já anunciaram a participação do treinamento estão Polônia, Dinamarca e Holanda, embora este último ainda não tenha decidido se entregaria os jatos à Ucrânia. No entanto, na semana passada, o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Mark Milley, afirmou que os caças modernos não ficariam prontos a tempo da contra-ofensiva ucraniana, embora os treinamentos já tenham começado há um tempo. 

    Nesta segunda-feira, um caça F-16 invadiu o espaço aéreo da capital estadunidense, Washington, causando um “boom supersônico” e chamando a atenção dos moradores. O estrondo foi causado pela perseguição do avião que transitou na área restrita aérea. O avião caiu sobre as montanhas da Virgínia sem nenhum sobrevivente. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.