Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Pela primeira vez, Lula chama Hamas de terrorista

Em uma videoconferência, o presidente brasileiro também criticou a resposta "insana" de Tel Aviv aos bombardeios do grupo palestino

Por Da Redação
Atualizado em 20 out 2023, 16h51 - Publicado em 20 out 2023, 16h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva: mensagem parabenizando os órgãos brasileiros envolvidos na retirada de brasileiros da Faixa de Gaza
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva: mensagem parabenizando os órgãos brasileiros envolvidos na retirada de brasileiros da Faixa de Gaza (Andressa Anholete/Bloomberg/Getty Images)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 20, pela primeira vez, que o grupo armado palestino Hamas cometeu “terrorismo” ao bombardear Israel. Tel Aviv, segundo ele, respondeu de “forma insana” à investida, iniciada em 7 de outubro.

    Em seu primeiro pronunciamento público desde sua cirurgia no quadril, em 29 de setembro, Lula aproveitou a cerimônia dos 20 anos do Bolsa Família, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, para abordar a guerra no Oriente Médio.

    “Hoje, quando o programa [Bolsa Família] completa 20 anos, fico lembrando que 1.500 crianças já morreram na Faixa de Gaza. Que não pediram para o Hamas fazer o ato de loucura que fez, de terrorismo, atacando Israel, mas também não pediram que Israel reagisse de forma insana e os matasse. Exatamente aqueles que não têm nada a ver com a guerra, que só querem viver, brincar, que não tiveram direito de ser crianças”, disse o petista ao lado da primeira-dama, Janja, por meio de uma videoconferência.

    Além disso, o líder brasileiro relembrou a guerra na Ucrânia, escanteada pelo conflito em Gaza, e prestou solidariedade às famílias de crianças mortas desde a invasão russa, em fevereiro do ano passado.

    + Guerra Israel-Hamas: Lula conversa com Macron sobre reféns em Gaza

    Continua após a publicidade

    “Não é possível tanta irracionalidade, tanta insanidade, que as pessoas façam uma guerra tendo em conta que as pessoas que estão morrendo são mulheres, pessoas idosas, crianças, que não estão tendo, sequer, o direito de viver”, acrescentou Lula no discurso desta sexta-feira.

    Em agosto, Lula foi alvo de críticas do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que acusou o petista de reproduzir falas do seu homólogo russo, Vladimir Putin. Na ocasião, ele afirmou que antes pensava que o petista “tinha uma compreensão maior do mundo”.

    Também nesta sexta-feira, Lula conversou com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a guerra Israel-Hamas e a situação dos reféns, sequestrados no primeiro dia da guerra. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os líderes  “concordaram sobre a necessidade de libertação imediata dos reféns pelo Hamas e sobre o terrível impacto do conflito nas crianças palestinas e israelenses”.

    No telefonema, as lideranças também trataram sobre a “importância de se estabelecer corredor humanitário para a saída de estrangeiros e entrada de água potável, alimentos e remédios em Gaza”, enquanto se comprometeram a continuar o debate em “busca de uma solução pela paz” no Oriente Médio. Até o momento, mais de 4 mil pessoas morreram em decorrência da escalada da violência entre o Estado judeu e os militantes palestinos.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.