Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Parlamento Europeu aprova acordo do Brexit

O Reino Unido sairá oficialmente da União Europeia na sexta-feira e passará por um 'período de transição' que deve durar até final de 2020

Por Da Redação
29 jan 2020, 16h35

O Parlamento Europeu, órgão legislativo da União Europeia, aprovou em plenário nesta quarta-feira, 29, o acordo de saída do Reino Unido do bloco. Os britânicos, então, deixarão de ter poder de voto sobre decisões do grupo a partir de fevereiro e passarão por um período de “transição”, que deve durar até final de 2020.

Os parlamentares aprovaram o acordo por um placar de 621 votos a favor, 49 contra e 13 abstenções. Ao fim da votação, boa parte dos eurodeputados começou a entoar o poema escocês “Auld Lang Syne”, cantado normalmente na virada do Ano Novo, mas também comum em funerais.

Alguns parlamentares portavam flâmulas com as bandeiras do Reino Unido e da União Europeia, e o dizer “Sempre Unidos”. Indicado como representante do Parlamento Europeu na coordenação do Brexit, o holandês Guy Verhofstadt disse que a saída “não é um ‘adeus’, apenas um ‘até a próxima'”.

O aval do Parlamento Europeu é o penúltimo passo para que o Reino Unido possa deixar o bloco. Agora, o texto do acordo será avaliado pelo Conselho Europeu, que reúne chefes de Estado e de governo da União Europeia, o que deve ocorrer entre esta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31. Não é esperado qualquer obstáculo para que o pacto seja aprovado por maioria simples.

Continua após a publicidade

A partir da 0h de 1º de fevereiro, como determina a proposta de Brexit do governo do premiê britânico Boris Johnson, o Reino Unido entrará em um período de “transição”, sob as regras da União Europeia. Nessa fase, Londres se mantém ainda no mercado comum europeu e terá de reconhecer os julgamentos das cortes europeias.

O período de “transição”, que deve se encerrar até o final de dezembro de 2020, servirá para o Reino Unido negociar com a União Europeia o futuro de suas relações. A expectativa é que haja um acordo comercial entre os dois lados. 

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.