Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Os tanques de guerra chegaram tarde demais para a Ucrânia? Entenda

O anúncio de envio dos veículos americanos M1 Abrams abriu espaço diplomático para o envio dos alemães Leopard 2, há muito desejados por Kiev

Por Pedro Cardoni
26 jan 2023, 10h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (FILES) This file photo taken on May 20, 2019 shows soldiers on a Leopard 2 A7 main battle tank of the German armed forces Bundeswehr driving during an educational practice of the "Very High Readiness Joint Task Force" (VJTF) as part of the NATO tank unit at the military training area in Munster, northern Germany. - Germany on January 25, 2023 approved the delivery of Leopard 2 tanks to Ukraine, after weeks of pressure from Kyiv and many allies. Berlin will provide a company of 14 Leopard 2 A6 tanks from the Bundeswehr stocks and is also granting approval for other European countries to send tanks from their own stocks to Ukraine, a government spokesman said in a statement. (Photo by PATRIK STOLLARZ / AFP)
    Soldados alemães fazem treino militar com tanque de guerra Leopard em Munster. 20/05/2019 - (Patrik Stollarz/AFP)

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira 25, o envio de tanques M1 Abrams para a Ucrânia, o que encorajou a Alemanha a aprovar, também, o envio de 14 de seus tanques de ponta Leopard 2. Os veículos, que são os mais avançados do mercado, vão representar um aumento significativo do poder bélico para Kiev – mas a previsão da chegada desses equipamento no campo de batalha é de até um ano.

    Publicidade

    Os veículos americanos vão ser comprados de empreiteiras privadas, e não dos estoques do Pentágono, o que pode atrasar seu envio. Além disso, especialistas argumentam que os tanques não são compatíveis com o campo de batalha ucraniano, por conta do seu alto consumo de combustível.

    Publicidade

    + Ucrânia deve ser admitida na Otan, diz Boris Johnson

    Por outro lado, o anúncio dos Estados Unidos e Alemanha aumenta a possibilidade do envio de tanques por outros países mais próximos de Kiev, que podem chegar um pouco mais cedo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Os tanques Leopard 2, fabricados na Alemanha, são amplamente distribuídos por toda a Europa e a maior esperança para a Ucrânia. Estima-se que há 2 mil tanques do tipo espalhados pela Europa. Mais de uma dúzia de países usam o equipamento, incluindo a Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia, e deseja fornecê-los à Kiev. Autoridades da Finlândia, Holanda e Espanha também disseram que iriam enviar estoques para o país invadido pela Rússia, ou que estavam dispostos a fazê-lo.

    + A leva de tanques que vai chegar à Ucrânia fará diferença na guerra?

    Publicidade

    A Ucrânia disse que tem uma necessidade urgente de equipamentos mais pesados na guerra contra a invasão russa. O poder bélico ucraniano tem disponibilidade limitada de tanques, a maioria deles da era soviética ou pós-soviética. Kiev afirma precisar de 300 tanques, porém analistas ocidentais sugerem que 100 veículos podem mudar o equilíbrio da guerra.

    Continua após a publicidade

    A Alemanha ficou sob pressão crescente dos aliados para ajudar Kiev com a demanda. Contudo, Berlim não queria ser vista como a única potência ocidental colocando tanques no campo de batalha contra a Rússia – com o anúncio dos Estados Unidos, o apoio diplomático foi visto como suficiente. Washington e Berlim não relacionaram publicamente as duas questões, mas coordenaram os dois anúncios.

    Publicidade

    + Espanha prende suspeito de enviar carta-bomba para presidente e embaixadas

    “O que esta decisão faz é mostrar como estamos unidos com nossos aliados e parceiros e fazendo tudo isso de forma coordenada”, afirmou John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Enquanto os tanques M1 Abrams não chegam no campo de batalha ucraniano, especialistas acreditam que os Leopard 2 vão ser um impulso significativo para a capacidade ofensiva da Ucrânia. A expectativa é que os equipamentos possam ser um fator importante para a mudança de equilíbrio na guerra.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.