Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

ONU quer realizar investigação própria sobre explosão em hospital de Gaza

Em meio a trocas de acusação entre Israel e Hamas, subsecretário-geral Martin Griffiths diz que é preciso investigar incidente 'em breve e rapidamente'

Por Da Redação
18 out 2023, 18h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O subsecretário-geral para Assuntos Humanitários das Nações Unidas, Martin Griffiths, afirmou nesta quarta-feira, 18, que o órgão internacional considera abrir uma investigação própria sobre a explosão no Hospital Batista al-Ahli, no centro da Faixa de Gaza.

    Publicidade

    “A ONU certamente vai querer fazer a sua própria investigação. Isso deve ser feito muito em breve e muito rapidamente”, disse ele em entrevista à rede de televisão americana CNN.

    Publicidade

    Para a autoridade das Nações Unidas, a investigação sobre o episódio desta terça-feira 17 serviria como ensinamento “para evitar que isso aconteça no próximo hospital, na próxima escola, na próxima instituição para onde as pessoas estejam fugindo”.

    + Explosão em hospital foi obra de aliado do Hamas, diz inteligência dos EUA

    Publicidade

    O bombardeio que matou centenas de pessoas ainda não tem a autoria confirmada. Nos instantes que sucederam o ataque, o Hamas culpou Israel, que rebateu prontamente e atribuiu o massacre ao grupo terrorista aliado de seus acusadores, a Jihad Islâmica.

    Continua após a publicidade

    Também nesta quarta-feira, o serviço de inteligência dos Estados Unidos apontou diversas evidências que indicam que o ataque teria sido responsabilidade da Jihad Islâmica.

    Publicidade

    A análise de dados de satélite e outros dados obtidos por pulsos de luz infravermelha mostraram o lançamento de um foguete a partir de posições de combatentes palestinos em Gaza, segundo as autoridades americanas.

    “Embora continuemos a coletar informações, nossa avaliação atual, baseada na análise de imagens aéreas, interceptações e informações de código aberto, é que Israel não é responsável pela explosão ontem no hospital em Gaza”, disse Adrienne Watson, porta-voz do o Conselho de Segurança Nacional.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.