Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama nomeia Jack Lew como novo secretário do Tesouro

Indicação de chefe de gabinete da Casa Branca e especialista orçamentário ainda precisa passar pelo Senado. Lew deve assumir delicada negociação

Como esperado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na tarde desta quinta-feira a nomeação do chefe de gabinete da Casa Branca e especialista orçamentário Jacob “Jack” Lew como novo secretário do Tesouro. Lew, de 57 anos, deve assumir a delicada negociação com o Congresso sobre a redução da dívida e dos gastos do país, um desafio central para o segundo mandato de Obama. A indicação ainda deve ser aprovada no Senado.

Lew foi diretor de orçamento de Obama e do ex-presidente Bill Clinton. Em 2011, ele participou das negociações com o Congresso que antecederam a aprovação do aumento do teto de endividamento dos EUA. Ele deverá substituir Timothy Geithner no cargo de secretário do Tesouro – e deve ser substituído no posto de chefe de gabinete por Denis McDonough, sub-conselheiro de segurança nacional de Obama.

Leia também:

Leia também: Obama escolhe novos comandantes da Defesa e da CIA

Durante o anúncio, o presidente americano classificou Lew como “um mestre da política, que pode trabalhar com membros de ambos os partidos e alcançar compromissos”.

Analistas questionam se Lew tem experiência suficiente para trabalhar com finanças internacionais e regulamentações bancárias. A Casa Branca destacou a experiência internacional que ele obteve durante sua passagem pelo Departamento de Estado (entre 2009 e 2010), e sua forte relação com a comunidade empresarial – um dos seus empregos no setor privado foi como diretor-gerente do Citigroup.

Na reforma na equipe econômica, de acordo com jornal The New York Times, alguns nomes devem ser mantidos, como Gene Sperling na direção do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca; Alan B. Krueger, na Presidência do Conselho de Assessores Econômicos, e Jeffrey D. Zients à frente do Escritório de Gestão e Orçamento.