Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Obama: jornalistas são parcialmente culpados por tom da disputa presidencial

O presidente dos EUA disse que a mídia tem a responsabilidade de ir mais fundo, apesar do ritmo "da era do smartphone" e das pressões financeiras sobre o jornalismo

Por Da Redação
29 mar 2016, 10h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, colocou parte da culpa pelo tom da atual campanha presidencial do país em um jornalismo político que vem sendo limitado por orçamentos cada vez menores nas redações que têm foco em retuítes e números de curtidas nas redes sociais. Em um discurso feito durante um prêmio jornalístico na noite desta segunda-feira, Obama pediu aos profissionais da área para fazer perguntas mais difíceis aos pré-candidatos.

    Publicidade

    Ele expressou consternação com a retórica vulgar, a violência nos comícios e as promessas de campanha fantasiosas que vêm rendendo manchetes continuamente – uma referência velada a Donald Trump, pré-candidato republicano favorito nas pesquisas em seu partido. “A pergunta número um que estou ouvindo quando viajo pelo mundo ou falo com líderes mundiais neste momento é ‘o que está acontecendo na América?'”, afirmou Obama, descrevendo o alarme internacional com a dúvida sobre a continuidade do funcionamento eficaz do país.

    Publicidade

    Leia também

    Homem armado é baleado e detido no Capitólio

    Publicidade

    Eleições americanas podem ser decididas por mulheres solteiras

    Continua após a publicidade

    Bernie Sanders vence primárias democratas no Alasca e em Washington

    Publicidade

    “Não é porque pessoas de todo o mundo nunca viram uma política louca. É que elas entendem que a América é o lugar onde você não pode se dar ao luxo de ter uma política louca”, disse. “Quando nossas autoridades eleitas e nossas campanhas políticas se tornam inteiramente desenfreadas diante da razão, dos fatos e das análises, quando não importam o que é verdade e o que não é, isso torna praticamente impossível para nós tomarmos boas decisões em nome das gerações futuras”, afirmou Obama.

    Obama disse que as organizações de mídia têm a responsabilidade de ir mais fundo, apesar do ritmo mais veloz “desta era do smartphone” e das pressões financeiras maiores sobre o jornalismo como negócio. Os eleitores “seriam mais bem servidos se bilhões de dólares de mídia gratuita tivessem uma responsabilização séria, especialmente quando políticos divulgam planos impraticáveis e fazem promessas que não podem manter”, disse.

    Publicidade

    (Com agência Reuters)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.