Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

O que os europeus pensam de Merkel, prestes a deixar o poder

Premiê esteve 16 anos à frente da Alemanha

Por Ernesto Neves Atualizado em 14 set 2021, 16h17 - Publicado em 14 set 2021, 16h06

Pesquisa feita pelo Conselho Europeu de Relações Exteriores (ECFR, na sigla em inglês), mostra a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, tem forte aprovação em todo o continente.

Merkel está há 16 anos no poder e prepara-se para encerrar seu mandato após as eleições de 26 de setembro.

De acordo com o levantamento,  ela teria 41% dos votos numa hipotética eleição para a presidência da União Europeia. O cargo, porém, não existe.

Em segundo lugar estaria o presidente da França, Emmanuel Macron, com 14% dos eleitores. 

Seu apoio é ainda maior entre holandeses (58%), espanhóis (57%) e portugueses (52%). Já na Alemanha, Merkel levaria 42% dos votos. 

“(…) o maior feito da política europeia de Merkel foi o de ter posto a Alemanha no coração de uma Europa ampliada, reduzindo os temores dos vizinhos de uma dominação alemã”, diz trecho da pesquisa.

Os europeus demonstraram ainda confiança na capacidade da Alemanha em questões como finanças (36%) e na defesa de democracia e direitos humanos (35%).

Já em relação a outras potências, como a China, os europeus entrevistados afirmaram nutrir reservas. Dentre os países onde foi feita a aferição, a Hungria foi o que demonstrou maior confiança na Alemanha.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade