Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Número de mortos por tornado no Missouri sobe a 139

Presidente americano visitará neste domingo as cidades mais atingidas

O número de mortes provocadas pela passagem de um tornado pela cidade de Joplin, no Missouri, chegou a 139 neste sábado. O total de pessoas desaparecidas saltou de 156 para 232 em apenas um dia.

Cerca de 8.000 edifícios da pequena cidade de 50.000 habitantes foram afetados pelo pior tornado dos últimos 60 anos nos Estados Unidos, que registrou ventos de até 320 quilômetros por hora

As autoridades admitem que muitos dos desaparecidos podem estar mortos, mas destacam que um cálculo completo é impossível de ser feito no momento. O porta-voz da prefeitura de Joplin, Lynn Onstot, informou que mais de 600 voluntários e 50 equipes com cães continuam fazendo buscas entre os escombros deixados pelo tornado que arrasou a cidade.

O presidente americano, Barack Obama, que regressará no sábado ao país após uma visita de cinco dias à Europa, assistirá no domingo a uma cerimônia em memória dos mortos, anunciou a Casa Branca. Obama verá pessoalmente a devastação causada pelas tormentas e visitará os membros das comunidades locais.

(Com agência France-Presse)