O número de brasileiros que detêm o Golden Visa de Portugal, um tipo de visto de residência especial para investidores, aumentou 222% de março de 2016 a outubro deste ano.
O Golden Visa é uma modalidade de visto criada para atrair investimento estrangeiro para Portugal. Para conseguir a residência, é necessário comprar um ou mais imóveis no valor mínimo de 500.000 euros, transferir pelo menos 1 milhões de euros em investimentos no mercado financeiro ou abrir um negócio que gere ao menos 30 postos de trabalho no país.
Segundo uma pesquisa elaborada pela consultoria imobiliária inglesa Athena Advisers, a concessão de vistos do tipo à brasileiros cresceu 222% no último ano. Hoje, 451 cidadãos do Brasil detém o Golden Visa.
Só ficamos atrás da China em número de vistos concedidos. Atualmente, 3.544 chineses possuem essa modalidade de residência permanente.
Entre março de 2016 e outubro de 2017, também cresceu a concessão do Golden Visa para sul-africanos (160%), libaneses (116%) e russos (73%).
Lançado em outubro de 2012, além do direito de morar em Portugal, o visto de investidor dá aos cidadãos estrangeiros o direito de viajar livremente por outros países da União Europeia. Também concede cidadania portuguesa após seis anos e residência a familiares.