Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo premiê italiano ganha voto de confiança no Parlamento

Enrico Letta encerrou crise política desde a eleição inconclusiva de fevereiro

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, ganhou nesta terça-feira um voto de confiança final do Parlamento em relação ao seu novo governo de coalizão, pondo fim à prolongada crise política desde a eleição inconclusiva de fevereiro. Letta venceu uma votação semelhante na Câmara dos Deputados na segunda-feira.

Com 233 votos a favor, 59 contra e 18 abstenções, o governo integrado pelo PD, Povo da Liberdade (PDL), de Silvio Berlusconi, e Escolha Cívica, de Mario Monti, conseguiu facilmente um apoio parlamentar no Senado. Letta foi indicado para o cargo de premiê pelo presidente Giorgio Napolitano, que foi reeleito de forma inédita, há pouco mais de uma semana

Leia também:

Leia também: Letta apresenta prioridades de novo governo da Itália

Com 46 anos, o novo premiê é um político de carreira e vice-líder do Partido Democrático, de centro-esquerda, e lidera o 64º governo pós-guerra do país. Em seu discurso de posse, ele prometeu aliviar a austeridade e concentrar-se no crescimento e na criação de empregos.

“Nós vamos sofrer se houver apenas consolidação fiscal. As políticas de crescimento não podem mais esperar”, disse Letta, destacando que a situação econômica do país permanece “séria”, depois de mais de uma década de estagnação. Apesar disso, ele se comprometeu com os parceiros da União Europeia a manter os compromissos orçamentários da Itália, anunciando que visitará Bruxelas, Paris e Berlim esta semana.

(Com agência Reuters)