Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Notre-Dame: as imagens do antes e depois do incêndio

Todo o teto da catedral foi atingido, parte da abóbada caiu e o emblemático pináculo da igreja não existe mais

O incêndio que arrasou parte da Catedral de Notre-Dame de Paris foi apagado nesta terça-feira, 16, mas ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura deste símbolo da cultura europeia e testemunha da história da França.

Todo o teto da catedral foi atingido, parte da abóbada caiu e o emblemático pináculo da igreja não existe mais. Do lado de fora, as duas torres imponentes e as paredes externas, com seus vastos contrafortes, continuam em pé.

 (Benoit Tessier/Reuters/Michel Euler/AP)

As primeiras fotos do interior da catedral após o fogo, divulgadas nesta terça, mostram uma pilha de escombros e algumas vigas da abóbada da igreja, que caíram sobre a nave central e o altar principal. A cruz principal resistiu às chamas. As imagens também mostram o teto da construção destruído.

 (View Stock/Philippe Wojazer/AFP)

O incêndio durou mais de oito horas, após começar na parte superior da catedral gótica. Na manhã desta terça, o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Paris, Gabriel Plus, anunciou que as chamas haviam sido totalmente apagadas.

 (Benoit Tessier/Reuters)

A catedral passava por um processo de restauração quando o fogo começou. O incêndio se espalhou rapidamente pelas escoras de madeira do teto, onde operários realizavam as reformas amplas em corrimãos caídos e gárgulas aos pedaços, além da estrutura de madeira do pináculo.

 (Ludovic Marin/Geoffroy Van Der Hasselt/AFP)

O procurador de Paris, Remy Heitz, afirmou acreditar que o incêndio na catedral foi um acidente. Uma investigação sobre as causas do fogo foi aberta na segunda.

“Nós estamos priorizando a teoria de um acidente”, afirmou Heitz em coletiva de imprensa. Segundo o procurador, cinquenta pessoas trabalham atualmente na investigação, que será “longa” e “complexa”.

A Procuradoria coletará os depoimentos dos funcionários das cinco empresas que foram contratadas para os serviços de renovação do teto da catedral.