Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Navios afundam em Taiwan e Filipinas durante passagem do tufão Gaemi

Chegada do Gaemi provocou inundações e deslizamentos de terra, deixando 22 pessoas mortas e dezenas de desaparecidos

Por Da Redação
25 jul 2024, 10h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um navio cargueiro afundou nesta quinta-feira, 25, na costa sul de Taiwan durante a passagem do tufão Gaemi pela ilha no Pacífico, deixando nove tripulantes de Mianmar desaparecidos. 

    Publicidade

    A embarcação, chamada Fu Shun, estava fora da cidade portuária de Kaohsiung, no sul da ilha, quando foi atingida por mares agitados devido à chegada do tufão. 

    Publicidade

    A Administração da Guarda Costeira de Taiwan afirmou que outras três embarcações estrangeiras da Indonésia, Portugal e Mongólia encalharam na costa da ilha durante a passagem do tufão, mas estão em segurança. 

    Nas Filipinas, um navio-tanque que transportava 1,4 milhão de litros de petróleo também afundou na costa da capital Manila, provocando um vazamento de óleo a cerca de 7 km da costa do município de Limay, na província de Bataan. O petroleiro MT Terra Nova estava indo para a cidade de Iloilo quando afundou, deixando um dos 17 tripulantes da embarcação desaparecido, informou o secretário de Transportes Jaime Bautista.

    Publicidade

    As autoridades filipinas relataram dificuldade em conter o vazamento devido aos ventos e ondas fortes, consequentes da passagem do tufão Gaemi em Manila no dia anterior. Ainda está sendo investigado se o mau tempo foi responsável por derrubar os navios.

    Continua após a publicidade

    O porta-voz da guarda costeira filipina, Armando Balilo, disse que as equipes estavam “correndo contra o tempo” para impedir que o petróleo se espalhe. Se o vazamento não for contido, ele será o maior da história das Filipinas. “Há um grande perigo de que Manila seja afetada, até mesmo a costa de Manila, se o combustível vazar”, afirmou Balilo.

    Publicidade

    Tufão Gaemi

    O Gaemi atingiu a costa nordeste de Taiwan na quinta-feira, forçando as autoridades a cancelarem voos, suspenderem o dia de trabalho e fecharem escolas, além de realocarem mais de 8 mil moradores da ilha.

    O tufão provocou chuvas fortes e rajadas de vento de até 227 km/h em Taiwan antes de sua chegada, deixando duas pessoas mortas e outras 270 feridas até quarta-feira à noite. Mais de 290 mil casas ficaram sem acesso à energia elétrica e quase 170 incidentes de inundação foram relatados, disseram as autoridades. As autoridades meteorológicas afirmaram que o Gaemi deve ser a tempestade mais forte a atingir Taiwan em oito anos.

    Publicidade

    Apesar do tufão não ter passado pelas Filipinas, ele intensificou as chuvas sazonais, deixando 20 pessoas mortas e provocando inundações e deslizamentos de terra no país. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.