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Namorada de Abramovich pede desculpas após foto em cadeira de ‘mulher negra’

Russa Dasha Zhukova disse ‘abominar racismo’ depois de ser criticada

Por Da Redação
21 jan 2014, 20h23
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  • A socialite russa Dasha Zhukova, namorada do bilionário Roman Abramovich, dono do clube inglês Chelsea, tornou-se alvo de críticas após ser clicada sentada em uma cadeira feita a partir do manequim de uma mulher negra seminua. A foto foi publicada junto com uma entrevista de Zhukova em um site de moda da Rússia.

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    As críticas de racismo levaram o Buro 24/7 a recortar a foto, publicando uma nova versão na qual apenas as pernas do manequim podem ser vistas. A foto também foi retirada do Instagram. As críticas ao trabalho de gosto questionável ganharam uma dimensão ainda maior porque a foto foi publicada nessa segunda, dia de homenagem ao líder negro Martin Luther King.

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    Um representante afirmou que o site “se opõe categoricamente à ideia do racismo, da opressão ou humilhação de pessoas sob qualquer aspecto”. “Vemos esta cadeira puramente no contexto artístico. Pedimos desculpas a todos os nossos leitores que ficaram ofendidos com as fotos”, disse, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico The Guardian.

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    Zhukova, que incentiva projetos de arte e moda na Rússia, também defendeu a imagem. “Esta foto, que foi publicada completamente fora de contexto, é de uma obra de arte que visa especificamente um comentário sobre gênero e políticas raciais. Eu abomino completamente o racismo e gostaria de me desculpar com qualquer um que tenha se sentido ofendido pela imagem”.

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    A cadeira da discórdia é obra do norueguês Bjarne Melgaard, baseado em Nova York, que também teria feito outra, com um manequim branco, segundo o Huffington Post. A inspiração teria vindo de esculturas feitas pelo artista pop britânico Allen Jones no final da década de 60, com manequins brancos – que fazem parte da coleção da Tate, em Londres. À imprensa britânica, Jones disse que sua obra não foi feita para ser usada, de fato, como cadeira. “É a primeira vez que vejo alguém usando isso como um móvel e acho que deve ser bem desconfortável”.

    O crítico de arte do Guardian, Jonathan Jones, afirmou em artigo que o trabalho de Melgaard pode ser de mau gosto, mas acredita que sua intenção não era denegrir as mulheres negras. “Na verdade, isso não é uma discussão sobre racismo, mas sobre a forma desastrada que um estranho trabalho de arte foi exposto à cultura popular, de uma forma que pede para ser mal interpretada”.

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    Ele ainda lembrou que as esculturas de Allen Jones inspiraram cenários de cenas do clássico de Stanley Kubrick Laranja Mecânica.

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