Monumento à ‘sapatada’ em Bush

Com agência France-Presse
Uma escultura de bronze no formato de um sapato gigante foi construída em Tikrit, a 180 quilômetros de Bagdá, para homenagear o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi que atirou os sapatos contra o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, no ano passado. A escultura tem três metros de altura e foi criada pelo artista iraquiano Laith al-Ameri.
O sapato de bronze, dentro do qual uma árvore foi plantada, está no jardim de uma fundação que cuida de crianças órfãs, cujos pais morreram vítimas da violência no Iraque. O fundador da organização, Shaha al-Juburi, garantiu que a obra não tinha qualquer apoio ou ligação com partidos ou movimentos políticos.
Na base da escultura, foi colocado um poema em homenagem ao jornalista autor da sapatada. “Isso é um presente para a família de Muntazer al-Zaidi, um herói cujo gesto ajudou o povo iraquiano a sentir orgulho”, comentou um membro da fundação no dia da inauguração, com audiência de cerca de 400 pessoas.
Al-Zaidi está preso desde o dia em que atirou os sapatos em Bush. O então presidente americano, no entanto, conseguiu desviar e não foi atingido.(assista ao vídeo)