Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Modelo, Verastégui diz que criará sigla de ‘direita verdadeira’ no México

Pré-candidato que não obteve apoio suficiente para se qualificar para eleição presidencial discursou na CPAC, em SC

Por Amanda Péchy, de Balneário Camboriú
7 jul 2024, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eduardo Verastégui, modelo, cantor e produtor de cinema, faz discurso na CPAC, em Balneário Camboriú. 07/07/2024 -
    Eduardo Verastégui, modelo, cantor e produtor de cinema, faz discurso na CPAC, em Balneário Camboriú. 07/07/2024 - (Amanda Péchy/VEJA)

    O cantor, modelo e produtor audiovisual Eduardo Verastégui anunciou, neste domingo, 7, que vai fundar um novo partido no México que seja “verdadeiramente” de direita. O mexicano fez o comentário durante palestra na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês), fórum conservador ligado aos Bolsonaro que ocorreu neste final de semana em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

    “Nos encontramos em uma batalha não só política e cultural, mas espiritual. Triunfaremos só se colocarmos Deus no centro de nossas vidas. Ou estamos com Deus ou estamos contra Deus”, disse ele.

    “No México, politicamente falando, não temos representantes políticos. O governo é surdo e corrupto. A oposição, também surda e corrupta. Não há verdadeira oposição, então não há democracia. É pão e circo. Dois partidos ficam alternando o poder a cada 6 anos”, criticou.

    Corrida eleitoral

    Os sonhos presidenciais do ultradireitista Verástegui terminaram, no início deste ano, antes de começar. Nem ele, nem os outros sete candidatos sem partido, conseguirem concorrer às eleições por falta de apoio.

    Os pré-candidatos deveriam reunir pelo menos 961.405 votos de apoio, o que equivale a 1% dos cadernos eleitorais, distribuídos em pelo menos 17 estados do país. Verástegui, até o prazo, entregou apenas 165.666 assinaturas, das quais 139.162 foram consideradas válidas, segundo o Instituto Nacional Eleitoral (INE). As assinaturas coletadas representam só 14% das necessárias.

    Continua após a publicidade

    O fundador do movimento ultracatólico Viva México pediu à autoridade eleitoral mexicana que prorrogasse o prazo para obter mais apoios, mas o pedido foi negado pelo INE e pelo Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF).

    Verastégui não especificou qual será o nome do novo partido, apenas que será lançado em 2025. Também não disse quais serão as ligações da legenda com o movimento Viva México.

    As eleições presidenciais no país latino-americano terminaram com a vitória de Claudia Sheinbaum, do partido Morena, herdeira do atual presidente, António Manuel López Obrador. Ela toma posse em outubro.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.