Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Merkel volta atrás e desiste de confinamento mais rígido na Alemanha

Medidas restritivas e ampliação do feriado de Páscoa foram recebidos com muitas críticas pela população

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 mar 2021, 10h24 - Publicado em 24 mar 2021, 10h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, desistiu de um plano para impor medidas mais restritivas para combater a Covid-19 no feriado da Páscoa em seu país. Em um pronunciamento nesta quarta-feira, 24, a governante pediu desculpas aos seus cidadãos depois que a proposta de quarentena foi criticada.

    Merkel que “a ideia de uma paralisação na Páscoa foi traçada com a melhor das intenções”, mas que não foi possível implementar as medidas em um prazo tão curto. “O erro é só meu”, disse ela.

    A chanceler e os governantes dos 16 estados da Alemanha anunciaram, na terça-feira 23, uma quarentena restritiva de cinco dias na próxima semana para conter a grande presença no país da variante identificada no Reino Unido que é mais infecciosa. O plano determinava que maioria do comércio ficasse fechada e os serviços religiosos fossem cancelados. Merkel ainda decretou a quinta-feira antes da Páscoa e a segunda-feira seguinte como feriados.

    As medidas, porém, foram recebidas com muitas críticas. Algumas igrejas, em particular, recusaram a sugestão do governo de realizar os serviços religiosos de modo virtual durante a Páscoa. Especialistas afirmaram ainda que um confinamento de cinco dias, durante um feriado, não era suficiente para ter um efeito significativo no aumento de casos.

    Continua após a publicidade

    Ainda segundo o jornal diário Tagesspiegel, a ideia de criar dois novos dias de feriado esbarrou em questões legais que não tinham sido previstas. Empresas levantaram também questões em relação à logística de entregas que estavam já previstas para esses dias.

    As taxas de contágio do novo coronavírus aumentaram muito no último mês na Alemanha, logo após um relaxamento em fevereiro. A média móvel de sete dias é de mais de 100 casos para cada 100.000 habitantes há pelo menos três dias.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.