Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Medvedev diz que eleições parlamentares foram ‘as mais limpas’ da Rússia

Moscou, 25 jan (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, disse nesta quarta-feira que as eleições parlamentares realizadas em dezembro foram ‘as mais limpas’ da história recente da Rússia.

‘Tenho experiência observando processos eleitorais desde 1991. Por muito que critiquem essas eleições à Duma (Câmara Baixa do Parlamento), e apesar de ter havido irregularidades, inclusive muito graves em alguns casos, elas foram as mais limpas de toda nossa história’, disse Medvedev.

Em um encontro realizado nesta quarta com estudantes de Jornalismo da Universidade Estatal de Moscou, o presidente russo teve que responder várias perguntas sobre as polêmicas eleições, cujos resultados, considerados fraudulentos por muitos, levaram milhares de pessoas às ruas.

A situação no âmbito eleitoral da Rússia ‘não é muito transparente’, reconheceu o governante russo, ao ser entrevistado pela agência ‘Interfax’.

Medvedev destacou que acompanha de perto as investigações judiciais das irregularidades do processo eleitoral denunciadas aos tribunais russos e negou que tenham sido dadas ordens aos juízes para não reconheçam seus trâmites.

O presidente manifestou que as autoridades russas e também as regionais devem estender a realização de referendos para tomar algumas decisões vitais à população.

‘As autoridades devem considerar que atualmente muitas questões podem ser resolvidas por meio de referendos e não me refiro apenas a consultas de abrangência nacional’, indicou. EFE