Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

May planeja submeter (pela quarta vez) acordo do Brexit ao Parlamento

""Continuarei a advogar por um Brexit ordenado", disse a primeira-ministra aos deputados

Por Da Redação
30 mar 2019, 12h50

A primeira-ministra britânica Theresa May planeja apresentar pela quarta vez o acordo de retirada da União Europeia para evitar uma ruptura súbita e sem acordo em 12 de abril.  O texto foi rejeitado na sexta-feira pelos deputados por 344 votos contra 286, uma margem menor do que nas duas votações anteriores. Deputados como Boris Johnson, Jacob Rees-Mogg ou Dominic Raab, passaram a apoiar o acordo.

“Achamos que a melhor maneira de respeitar o referendo é implementar o acordo”, declarou o presidente do Partido Conservador, Brandon Lewis à BBC.  A adoção do texto deve permitir que o Reino Unido deixe a União Europeia com um período de transição até o final de 2020.

Aos deputados, Theresa May assegurou que “continuará a advogar por um Brexit ordenado”, mas também reconheceu a necessidade de chegar a um acordo sobre um “caminho alternativo”. Segundo jornais britânicos, o governo planeja propor aos deputados a seguinte escolha: ou votam o acordo de May, ou em um projeto alternativo que angariar o apoio dos deputados na segunda-feira e que favoreceria uma Brexit mais suave que o texto atual.

De acordo com o tabloide The Sun, 170 deputados conservadores, incluindo uma dúzia de ministros, escreveram à chefe de governo para exigir que o Reino Unido saia rapidamente da União Europeia e não participe nas eleições europeias.

Continua após a publicidade

Os céticos pressionam para que o Reino Unido deixe a União Europeia mesmo sem acordo. Para evitar essa saída abrupta, Theresa May poderá ainda se resignar a pedir um novo adiamento, de duração mais longa, mas que a forçaria a organizar eleições europeias no final de maio.

May havia prometido que renunciaria caso não houvesse acordo.

Com AFP

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.