PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Macron, Scholz e ONU: A intensa agenda de Lula no Japão, à margem do G7

Primeiro convite do Brasil em 15 anos, presença do petista foi requisitada pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em telefonema em abril

Por Pedro Cardoni Atualizado em 18 Maio 2023, 12h52 - Publicado em 18 Maio 2023, 10h55

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na quarta-feira, 17, em uma viagem rumo a Hiroshima, no Japão, para participar da cúpula do G7, que ocorre entre os dias 19 e 21 de maio. Primeiro convite do Brasil em 15 anos, a presença do petista foi requisitada pelo primeiro-ministro do país, Fumio Kishida, através de um telefonema em abril.

Ao longo da viagem, Lula pretende discutir tópicos como segurança alimentar, ações de combate às mudanças climáticas, fortalecimento do sistema mundial de saúde e a guerra na Ucrânia, segundo o Planalto. Fundado em 1970, o G7 reúne os países mais industrializados do mundo e tem como finalidade a coordenação de estratégias econômicas em escala global. Entre os países integrantes da célebre cúpula estão Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. Representantes da União Europeia também participam da reunião como membros “não elencados”.

+ O que esperar da viagem de Lula à cúpula do G7, no Japão

Dentro da agenda do presidente também há uma série de reuniões bilaterais. Assim que chegar ao país, na sexta-feira, Lula já tem um encontro marcado com o o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese.

Já no sábado, 20, às margens da cúpula, Lula se encontra com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e depois com o anfitrião do evento, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. Segundo o Itamaraty, a reunião entre os líderes terá como tema “a expansão dos fluxos bilaterais de comércio e investimentos”, além da integração da comunidade brasileira no Japão, que é estimada em cerca de 205 mil pessoas. 

Antes de a segunda reunião do G7 começar, focada no tema “Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável”, o presidente brasileiro vai se encontrar com o presidente francês, Emmanuel Macron, para mais uma reunião bilateral. No final do dia, Lula ainda deve se reunir com o chanceler alemão, Olaf Scholz, no Grand Prince Hotel. 

No domingo, 21, todos os chefes de delegação vão fazer uma visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima e seguir para a terceira e última reunião da cúpula, com o tema “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”. Porém, antes de embarcar de volta para o Brasil, Lula ainda deve se reunir com o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, e com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.

Continua após a publicidade

+ Ex-líderes mundiais pedem ao G7 que retome controle de armas nucleares

Para terminar sua agenda no Japão, o presidente vai encontrar um grupo de empresários japoneses e representantes do banco de financiamento JBIC. Entre eles vão estar presentes representantes dos conglomerados Mitsui, NEC, Nippon Steel e Toyota.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.