Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula passa por 1ª sessão de radioterapia no tratamento contra câncer

(Atualiza com saída de Lula do hospital e acrescenta detalhes).

São Paulo, 4 jan (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se submeteu nesta quarta-feira em um hospital de São Paulo à primeira sessão de radioterapia para combater o câncer de laringe, que já tratou com quimioterapia.

Lula chegou no Hospital Sírio-Libanês pouco antes das 11h (de Brasília), recebeu um tratamento de radioterapia combinado com quimioterapia sem necessidade de permanecer internado e deixou o centro médico ainda na tarde de hoje, segundo um comunicado.

As sessões de radioterapia serão realizadas diariamente durante um período que se prolongará por seis ou sete semanas; já o tratamento combinado com quimioterapia será efetuado quando determine a equipe médica que trata o ex-presidente.

Em dezembro, Lula concluiu a fase de quimioterapia, que reduziu o tumor cancerígeno diagnosticado em outubro em 75%. A radioterapia tem o propósito de eliminar os resíduos do tumor, que inicialmente era de três centímetros, segundo os médicos.

Lula, de 66 anos, tem a intenção de retornar à vida política em março, para apoiar os candidatos do PT que disputarão as eleições municipais de outubro. EFE