Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Lula chega à Espanha para atrair ‘nova onda de investimentos’ no Brasil

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. O presidente também cumpriu agenda em Portugal, onde chegou na sexta-feira 21

Por Da Redação
Atualizado em 25 abr 2023, 14h19 - Publicado em 25 abr 2023, 14h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidente Lula participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha, em Madri. 25/04/2023 -
    O presidente Lula  (Twitter/Reprodução)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Espanha nesta terça-feira, 25, para a reta final da viagem à Europa, após passar quatro dias em Portugal.

    Entre os muitos compromissos oficiais na agenda do presidente, ele deve almoçar ou jantar em Madri com o rei Felipe VI, e também terá um encontro com centrais sindicais espanholas em Madri nesta terça-feira. Depois, participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha.

    No discurso ao fórum, Lula declarou: “Queremos atrair uma nova onda de investimentos espanhóis”.

    “Há pouco ouvimos o relato de casos de sucesso de empresas espanholas no Brasil. Esse sucesso não é só medido pelos resultados financeiros ou pelos lucros que trazem a seus acionistas. É medido, sobretudo, pelo impacto positivo que trazem à sociedade por meio de emprego e renda”, disse o petista em postagem no Twitter.

    Continua após a publicidade

    “A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil. A estabilidade política e o crescimento da economia brasileira voltarão a trazer excelente retorno às empresas espanholas”, acrescentou.

    Na quarta-feira, 26, Lula se reunirá com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, por volta de 11h (16h de Brasília).

    Continua após a publicidade

    De acordo com comunicado do Planalto, a viagem a Portugal e à Espanha “faz parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil com seus principais parceiros”, após o isolamento internacional do Brasil sob o governo anterior, de Jair Bolsonaro. O diálogo com Madri é especialmente importante, já que o país ibérico assumirá em julho, por seis meses, a presidência rotativa da União Europeia.

    Em Portugal, Lula também enfatizou, durante discurso ao lado do presidente do país, Marcelo Rebelo, que pretende estreitar a relação entre os setores empresariais brasileiro e português.

    “Podemos ser mais ousados. Permitir que nossos empresários e ministros conversem mais. Discutam mais em busca de perspectivas de futuro no financiamento de nossas indústrias e produtos”, afirmou o presidente no sábado 22.

    Continua após a publicidade

    Lula também afirmou, nesta terça-feira, antes de embarcar para a Espanha, que nunca igualou responsabilidades de Rússia e Ucrânia ao comentar a guerra no leste europeu, condenando a “violação da integridade territorial” ucraniana.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.