Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

López abandona corrida eleitoral e pede voto para Capriles na Venezuela

Caracas, 24 jan (EFE).- O pré-candidato opositor Leopoldo López anunciou nesta terça-feira sua decisão de deixar a corrida eleitoral nas primárias da oposição e apoiar a candidatura de Henrique Capriles na disputa, da qual sairá o adversário do atual presidente, Hugo Chávez, em outubro.

‘Capriles hoje se transforma no líder que vai nos levar à vitória’, indicou López, ao lado do candidato ao qual apoiou.

‘Vamos juntos até esta grande vitória, conte comigo na posição que me corresponder para consolidar essa grande Venezuela’, indicou López.

O agora ex-candidato disse que vai seguir percorrendo a Venezuela, agora para trabalhar pela candidatura de Capriles.

No dia 16 de setembro, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) determinou que a Venezuela anulasse as resoluções que cassaram os direitos políticos de López por um período de 3 a 6 anos’ e considerou o Estado venezuelano culpado por violar os direitos dele à defesa judicial.

No entanto, apesar de a Sala Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ter declarado ‘inexecutável’ a sentença da CorteIDH, a presidente do Tribunal, Luisa Estella Morales, disse que o opositor podia concorrer às eleições e que posteriormente seria avaliado se poderia assumir um eventual cargo público.

López, porém, reconheceu que a cassação de seus direitos políticos pesou em sua decisão de deixar a disputa. EFE