Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Líderes africanos vão viajar a Kiev e Moscou para ‘construir confiança’

Visita é vista como primeiro passo em direção à tentativa de mediação do conflito por parte de mandatários de países da África

Por Da Redação
15 jun 2023, 18h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por meio de um conjunto de “medidas de construção de confiança”, líderes africanos estariam dando os primeiros passos em direção à mediação do conflito entre Rússia e Ucrânia, que teve início em fevereiro do ano passado. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 15, pela agência de notícias Reuters.

    Liderada pelo presidente de Senegal, Macky Sall, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, uma delegação de autoridades africanas visitará Kiev, capital ucraniana, na sexta-feira, partindo rumo a São Petersburgo no dia seguinte. A expectativa é alta para que encontros com presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sejam realizados.

    + Belarus começa a receber armas nucleares russas

    A viagem acontece em meio ao início da primeira fase da contraofensiva ucraniana, que enfrentou atrasos pela demora no envio de armamentos ocidentais e na finalização dos treinamentos ofertados por nações aliadas às tropas de Kiev. Durante uma conferência na última sexta-feira, Putin comunicou que o ataques aos russos haviam começado, apesar de negar o avanço dos forças de Zelensky.

    “Os soldados ucranianos não alcançaram seus objetivos em nenhum setor – graças à coragem dos soldados russos, à organização adequada das tropas”, alegou na ocasião.

    Continua após a publicidade

    Segundo um documento visto pela Reuters, os líderes africanos buscam “promover a importância da paz e encorajar as partes a concordarem com um processo de negociações conduzido pela diplomacia”, a partir de uma série de medidas que poderiam ser colocadas em prática pelos representantes de cada país.

    + Apesar de batalhas ‘ferozes’, Ucrânia registra avanços na contraofensiva

    Entre as principais propostas estariam retirada das tropas russas do território ucraniano e das armas nucleares táticas de Belarus, o abrandamento das sanções e a suspensão do mandado de prisão movido contra Putin pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

    Continua após a publicidade

    “As medidas acima mencionadas devem visar facilitar a criação de um ambiente propício para um cessar-fogo, e que permitirá às partes construir confiança e considerar a formulação de suas estratégias de restauração da paz”, defende o texto.

    As autoridades do continente africano não são as únicas, no entanto, que procuram mediar o conflito. Em maio, China enviou um representante do governo para Kiev e Moscou, bem como para cidades europeias, para tratar de um “acordo político”, enquanto o Brasil tenta se colocar também como uma peça importante para uma possível mediação, tendo já enviado o assessor especial Celso Amorim a Moscou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.