Clique e assine a partir de 9,90/mês

Lanchas iranianas provocaram navios dos EUA no Estreito de Ormuz, diz ‘CNN’

Por Da Redação - 13 jan 2012, 21h38

Washington, 13 jan (EFE).- Lanchas de bandeira iraniana se aproximaram de um navio militar americano e outro da Guarda Costeira dos Estados Unidos ‘com um comportamento provocativo’ no Estreito de Ormuz no início deste mês, informou nesta sexta-feira a emissora ‘CNN’.

O USS New Orleans, um navio anfíbio de transporte que navegava pelo Estreito de Ormuz na sexta-feira da semana passada, foi rodeado por três lanchas da Marinha iraniana até se situar a menos de 500 metros da embarcação.

Os iranianos não responderam aos sinais de bandeira nem às advertências de rádio do New Orleans, e a falta de resposta significa o desprezo dos protocolos marítimos, disse um militar americano à ‘CNN’, que transmitiu imagens do incidente fornecidas pela Marinha.

No mesmo dia, uma unidade da Guarda Costeira americana foi provocada por um navio e outras pequenas embarcações da Marinha iraniana a 120 quilômetros da cidade do Kuwait.

Segundo o militar americano, o pessoal iraniano a bordo das lanchas parecia portar fuzis AK-47 e pelo menos uma câmera de vídeo.

Passado um tempo, a comunicação com o navio iraniano foi restabelecida e as embarcações menores foram se afastando.

Embora a Marinha dos EUA tenha abordagens rotineiras com forças navais iranianas há anos, os militares dizem observar uma ação mais agressiva nas últimas semanas por parte das embarcações da República Islâmica. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade