Clique e assine a partir de 9,90/mês

Kofi Annan chega a Teerã para discutir situação da Síria

Por Da Redação - 9 jul 2012, 14h11

Genebra, 9 jul (EFE).- O emissário internacional para a Síria, Kofi Annan, chegou nesta segunda-feira ao Irã, onde terá conversas com responsáveis políticos sobre a situação de violência no país árabe, confirmou seu porta-voz, Ahmad Fawzi.

O Irã é considerado um aliado do presidente sírio, Bashar al Assad, com quem Annan, mediador da ONU e da Liga Árabe, se encontrou durante uma visita de dois dias realizada a Damasco.

Da capital síria, Annan partiu diretamente a Teerã. ‘Me satisfaz estar de volta no Irã. Estou aqui para discutir a situação na Síria’, confirmou Annan.

O enviado da ONU lembrou que no final de junho nove países se reuniram em Genebra (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Turquia e três países representando a Liga Árabe) para formarem o chamado ‘Grupo de Ação’, que visa achar uma solução para a crise na Síria.

Continua após a publicidade

Annan lembrou que o objetivo desse encontro foi determinar como o grupo poderia trabalhar unido em favor de uma solução à crise no país.

A Rússia reivindicou com insistência a participação do Irã nessa reunião, mas o país foi excluído pela inflexível oposição dos Estados Unidos, que se negava a se sentar à mesma mesa com delegados iranianos. EFE

Publicidade