Juiz aposentado vai dirigir governo interino no Paquistão
Eleições legislativas foram marcadas para 25 de julho, depois que pela primeira vez dois governos civis sucessivos terminam uma legislatura completa
Um juiz aposentado foi nomeado nesta segunda-feira (28) para dirigir o governo do Paquistão de forma interina até as eleições legislativas de 25 de julho, das quais sairá o novo Executivo.
O nome de Nasir ul-Mulk, de 67 anos, um ex-chefe da Suprema Corte atualmente aposentado, foi anunciado em entrevista coletiva pelo primeiro-ministro Shahid Khaqan Abasi e pelo líder da oposição na Assembleia Nacional, Khursheed Shah.
Abasi transfere seu cargo para Ul-Mulk em 31 de maio, último dia de seu mandato, e este nomeará um gabinete provisório até que se forme o governo resultante das legislativas.
A nomeação de Nasi ul-Mulk acontece dois dias depois de as eleições terem sido marcadas oficialmente para 25 de julho.
Os favoritos são o partido no poder, a Liga Muçulmana do Paquistão (PML-N), fundada pelo ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, destituído por corrupção em julho passado, e o Tehreek-e-Insaf – ou PTI – que significa “Movimento pela Justiça no Paquistão”, de Imran Khan.
É a primeira vez na história paquistanesa – marcada por inúmeros golpes de Estado militares – que dois governos civis sucessivos terminam uma legislatura completa.