Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Irã liberta 9 marinheiros indianos de navio petroleiro capturado

Embarcação de bandeira panamenha foi capturada pela Guarda Revolucionária Iraniana em julho deste ano sob acusação de contrabando

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h42 - Publicado em 26 jul 2019, 18h59

O Irã libertou nove dos doze tripulantes indianos de um petroleiro de bandeira panamenha apreendido em 14 de julho sob acusação de contrabando no Golfo Pérsico, informou nesta sexta-feira, 26, o ministério das Relações Exteriores da Índia. O navio MT Riah perdera contato com a sua base em 14 de julho, logo após entrar em águas iranianas.

A versão de Teerã diz que o navio foi abordado pela Guarda Revolucionária Iraniana (IRCC) após uma emboscada e levado para reparos. Vinte e um indianos ainda estão detidos pelos iranianos, incluindo três membros da tripulação do MT Riah e 18 do petroleiro sueco Stena Impero, de bandeira britânica, interceptado pelas forças iranianas na semana passada.

Suspeito de “descumprimento do código marítimo internacional”, o Stena Impero foi detido no porto de Bandar Abbas, no sul do Irã. Além dos 18 indianos, há três russos, um letão e um filipino.

A Índia anunciou na quinta-feira 25 que seus diplomatas no Irã tiveram acesso à tripulação do Stena Impero, porém não deu detalhes sobre a libertação das nove pessoas. “Os 18 tripulantes indianos a bordo estão seguros, e vamos continuar trabalhando para a libertação deles”.

A apreensão do petroleiro aumentou as tensões entre os países ocidentais e o Irã. Os atritos começaram em maio do ano passado, quando os Estados Unidos saíram unilateralmente do acordo nuclear com Teerã, retomando as sanções econômicas pré-acordo e anunciando novas restrições às vendas de petróleo pelo país persa. Washington também reforçou a presença militar americana na região.

O Irã deu a entender que estaria disposto a negociar o Stena Impero pelo navio iraniano Grace 1, detido em Gibraltar pelas autoridades britânicas sob a acusação de transportar petróleo iraniano para a Síria, em violação a sanções internacionais. Enquanto isso, os países europeus discutem as possibilidades de salvar o acordo nuclear com Teerã.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.