Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Irã executa mais dois homens ligados a protestos antigoverno

Comunidade internacional condenou os enforcamentos apontando julgamentos injustos e confissões forçadas

Por Redação
Atualizado em 7 jan 2023, 17h52 - Publicado em 7 jan 2023, 16h56

O Irã executou nesta sábado, 7, mais dois homens ligados aos protestos desencadeados em setembro pela morte sob custódia da polícia da jovem Maha Amini, presa por não usar o véu corretamente. Mohammad Mehdi Karami e Seyed Mohammad Hosseini foram enforcados pela manhã, aumentando o número de execuções ligadas aos protestos para quatro.

A dupla foi condenada em primeira instância no início de dezembro, pelo assassinato de Ajamian, membro da milícia Basij morto em Karaj, a oeste de Teerã, em 3 de novembro. Os promotores disseram alegam que o jovem de 27 anos foi despido e assassinado por um grupo de enlutados que prestava homenagem a um manifestante executado, e o tribunal superior local manteve as sentenças de morte nesta terça-feira, 3. A condenação, no entanto, é vista com desconfiança pela comunidade internacional.

Mahmood Amiry-Moghaddam, diretor do grupo Iran Human Rights (IHR), com sede em Oslo, disse que a dupla foi “submetida a tortura e condenada após julgamentos falsos… sem os padrões mínimos para o devido processo”. O escritório de direitos humanos da ONU afirmou que os julgamentos foram injustos e “baseados em confissões forçadas”. Já a União Europeia disse estar “horrorizada”, e pediu o fim imediato das sentenças de morte contra manifestantes. “Este é mais um sinal da violenta repressão das autoridades iranianas às manifestações civis”, disse o porta-voz do chefe de relações exteriores do bloco, Josep Borrell.

De acordo com um levantamento da AFP, desde o início dos protestos, o tribunal iraniano condenou à morte 14 pessoas ligadas aos atos. Além dos quatro já executados, outros dois tiveram suas sentenças confirmadas pelo Supremo Tribunal Federal, seis aguardam novos julgamentos e outros dois podem recorrer do processo. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.