Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã disposto a retomar negociações sobre programa nuclear

Teerã pretende centralizar diálogo em uma base de 'pontos comuns'

O Irã está disposto a retomar as discussões com as grandes potências sobre seu programa nuclear, partindo de uma base de “pontos comuns” sobre os quais Teerã quer centrar as negociações, declarou nesta quarta-feira o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast. “Nós também estamos prontos para discussões úteis com as grandes potências do grupo 5+1 (composto por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha)”, afirmou Mehmanparast à agência Mehr.

O porta-voz iraniano respondia à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que, na semana passada, enviou uma carta ao Irã para propor a retomada das conversações, em ponto morto desde o início do ano, sem “condições prévias”. Porém, o grupo 5+1 deseja concentrar as discussões no programa nuclear do Irã, e Teerã exige que também sejam tratados temas mais gerais, como o desarmamento nuclear ou a cooperação econômica. “Acreditamos que a base desse diálogo pode ser uma cooperação ao redor de pontos comuns”, sugeriu Mehmanparast.

Histórico – Após negociações infrutíferas em dezembro de 2010, em Genebra, e em janeiro de 2011, em Istambul, os líderes iranianos reagruparam as posições das duas partes sob a denominação “pontos em comum” de discussão, o que não foi reconhecido pelo grupo 5+1.

Na terça-feira, o ministro adjunto da chancelaria iraniana a cargo da Europa e Estados Unidos, Ali Ahani, indicou que o negociador do Irã, Siad Jalili, estudava a última mensagem da União Europeia, que tem, segundo ele, “um tom mais moderado que a anterior”.

(Com agência France-Presse)