Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Inteligência americana sugere que Putin não ordenou a morte de Navalny

De acordo com o 'Wall Street Journal', agências acreditam ser pouco provável que líder russo esteja por trás de um suposto assassinato

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 12h51 - Publicado em 27 abr 2024, 14h12

Em fevereiro, a morte do principal opositor de Putin, Alexei Navalny, levantou suspeitas sobre a participação do líder russo em um suposto assassinato. Agora, de acordo um jornal americano, agências de inteligência dos Estados Unidos dizem que o envolvimento é pouco provável.

A reportagem do Wall Street Journal diz ter entrado em contato com diversas fontes das agências que investigam o caso e que, entre elas, a posição que descarta a participação de Putin em um suposto assassinato é amplamente aceita. Os consultados teriam envolvimento com a CIA, o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e a unidade de inteligência do Departamento de Estado.

Ainda de acordo com a reportagem, apesar das alegações das agências, Washington ainda não descarta completamente a participação do líder russo, visto que ele é o principal suspeito de uma tentativa de envenenamento sofrida pelo opositor em 2020. Aliados de Navalny dizem que a conclusão americana é “ingênua e ridícula”.

Desde a morte, anunciada por veículos de comunicação russos em 16 de fevereiro, o governo do país diz não estar envolvido com o suposto assassinado do opositor e tampouco participado do episódio de envenenamento. Representantes do Estado chegaram a dizer que estavam prontos para efetivar uma troca de prisioneiros que envolveria a entrega de Navalny ao ocidente.

Após a veiculação da matéria, o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov diminui a importância das conclusões americanas. “Eu vi o material, eu não diria que é material de alta qualidade que mereça atenção”, ele disse aos repórteres. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.