Homens com espada samurai matam 5 pessoas em delegacia na Indonésia
O grupo do Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do atentado em suas redes sociais
Quatro homens armados com espadas samurais atacaram uma delegacia de polícia na cidade de Pekanbaru, na Indonésia, nesta quarta-feira (16), deixando cinco pessoas mortas e duas feridas. Três dos criminosos foram mortos a tiros por policiais. O quarto suspeito fugiu e foi preso mais tarde, segundo as autoridades indonésias.
O grupo bateu um carro contra a parede da delegacia, matando um policial. Depois, os criminosos atacaram os demais agentes de segurança com catanas – tipo de espada japonesa tradicionalmente usada por guerreiros samurais. O Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do atentado em suas redes sociais.
O porta-voz da Polícia Nacional, Setyo Wasisto, disse à imprensa que um dos feridos é um jornalista que estava cobrindo outras informações no momento do atentado.
O episódio ocorre dias depois de uma série de atentados suicidas envolvendo famílias indonésias em igrejas cristãs e delegacias de polícia na cidade de Surabaya. Ao todo, 26 pessoas morreram durante esses ataques. A polícia culpou um grupo local inspirado pelo EI, Jemaah Ansharut Daulah (JAD), pelos atentados.
A Indonésia é o país de maioria muçulmana mais populoso do mundo. Após uma série de atentados de 2002 em Bali, que chocaram a nação, o país havia sido amplamente elogiado pela comunidade internacional por sua repressão antiterrorista.
(Com EFE)