Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Hackers roubam dados de 1,5 milhão de pessoas em Singapura

Ataque atinge dados médicos de 160.000 pacientes do país, entre os quais o primeiro-ministro, Lee Hsien Loong, e outras autoridades do governo

Por Da Redação
Atualizado em 12 mar 2021, 06h02 - Publicado em 20 jul 2018, 11h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hackers roubaram os dados pessoais de pelo menos 1,5 milhão de habitantes em Singapuramais de um quarto da população do país, informaram hoje (20) autoridades locais. Entre as informações coletadas estão relatórios sobre medicações utilizadas por mais de 160.000 pacientes dos serviços de saúde.

    Além de cidadãos comuns, o ciberataque atingiu o primeiro-ministro do país, Lee Hsien Loong, e outras autoridades. Os hackers conseguiram acessar a base de dados das instituições nacionais de saúde  em uma ação “deliberada, dirigida e bem planejada”, indicou o governo. O trabalho não foi realizado por criminosos comuns.

    “O ataque foi voltado para [saber] a medicação que eu tomo (…) Não sei o que os hackers esperavam conseguir. Talvez buscassem segredos obscuros de Estado ou algo para me prejudicar”, afirmou o primeiro-ministro em seu perfil do Facebook.

    Os criminosos cibernéticos obtiveram acesso aos registros dos computadores de quatro hospitais, cinco clínicas especializadas e outros nove centros de saúde, informaram os oficiais durante entrevista da qual participaram vários ministros.

    O governo afirmou que os dados de pelo menos 1,5 milhão de pacientes que visitaram as instalações de saúde entre maio de 2015 e julho de 2018 foram comprometidos. Entre as informações vazadas estão nomes, endereços, dados de gênero e datas de nascimento, entre outros.

    Continua após a publicidade

    As autoridades locais assinalaram, porém, que não há vazamento de diagnósticos, resultados de exames e observações dos médicos. O ministro da Saúde, Gan Kim Yong, pediu desculpas pelo ocorrido e as autoridades abriram uma investigação para esclarecer os motivos e os responsáveis pelo ataque cibernético.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.