Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Guerra Israel-Hamas, um ano depois: a quimera da paz improvável

Para marcar a data, centenas de familiares dos mortos, junto com o presidente israelense, Isaac Herzog, se reuniram

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 out 2024, 11h05 - Publicado em 11 out 2024, 06h00

Eram 6h29 da manhã de sábado, 7 de outubro de 2023, em Israel, quando a música trance parou sem aviso. O silêncio foi rompido por gritos na multidão que participava do festival Nova, no remoto Deserto de Negev, onde militantes do grupo palestino Hamas fizeram o mais mortal dos ataques daquele dia, com quase um terço das vítimas totais — que somaram 1 200 mortos, além de 250 sequestrados. Para marcar a data de um ano, centenas de familiares dos mortos, junto com o presidente israelense, Isaac Herzog, se reuniram no local. Quando o sol nasceu, os organizadores tocaram a última faixa que os foliões ouviram antes dos foguetes. Nas ruas de Tel Aviv, familiares de reféns, 100 deles ainda sem paradeiro, caminharam com fotos e cartazes dos desaparecidos. No início do dia, alguns deles marcharam até a residência de Benjamin Netanyahu, tocando uma sirene e pedindo ações de resgate efetivas. Cada vez mais questionado dentro e fora do país pela reação que ordenou contra o Hamas, o premiê limitou-se a gravar uma cerimônia transmitida pela TV. Um ano depois do covarde ataque que ceifou a vida de tantos jovens inocentes, a resposta israelense segue em furiosa escalada. Sem se intimidar, os inimigos devolvem os golpes com chuvas de mísseis na direção de Tel Aviv. O futuro segue incerto. A comunidade internacional exige o cessar-fogo, mas ele parece sumir no horizonte, com a abertura de novas frentes de guerra na fronteira com o Líbano. A paz é uma quimera.

Publicado em VEJA de 11 de outubro de 2024, edição nº 2914

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.