Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Furacão Helene perde força, mas deixa rastro de destruição e ao menos 48 mortos

Tempestade provocou inundações repentinas e deslizamentos de terra à medida que avançava para o interior do país

Por Da Redação
Atualizado em 28 set 2024, 16h10 - Publicado em 27 set 2024, 15h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O furacão Helene causou pelo menos 48 mortes e deixou milhões sem eletricidade no sudeste dos Estados Unidos, após atingir a costa da Flórida na noite de quinta-feira, 26. A tempestade entrou na região como um furacão de categoria 4, provocando inundações severas e deslizamentos de terra que se espalharam por quase 1.200 quilômetros, desde o sul da Flórida até as montanhas dos Apalaches. Ao menos 20 pessoas morreram na Carolina do Sul, 15 na Geórgia, 7 na Flórida, uma na Virgínia e uma na Carolina do Norte, segundo o balanço mais recente das autoridades locais.

    Na área de Tampa Bay, muitos bairros ficaram submersos, enquanto a tempestade quebrou árvores, postes de energia e danificou casas. O Helene se moveu rapidamente para o leste, evitando um impacto direto na capital da Flórida, Tallahassee, mas a região conhecida como Big Bend sofreu danos significativos.

    “Parece que uma bomba nuclear explodiu”, descreveu Michael Bobbitt, morador de Cedar Key ao The New York Times.

    A tempestade cortou a energia de mais de 6 milhões de clientes em vários estados, incluindo Flórida, Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Kentucky, Tennessee e Virgínia. Os aeroportos de Tampa e Tallahassee precisaram ser fechados.

    As autoridades estão monitorando a situação, com a expectativa de que as inundações causadas pela tempestade diminuam lentamente nas próximas horas. Autoridades recomendaram que as pessoas aguardem até que as águas baixem e tenham cuidado com linhas de energia caídas. O Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) informou que o furacão perdeu força e agora é considerado uma tempestade tropical.

    Continua após a publicidade

    Situação na Carolina do Norte

    A Carolina do Norte está enfrentando os efeitos mais severos do Helene, com inundações e deslizamentos de terra, especialmente na parte oeste do estado. O governador Roy Cooper alertou para “enchentes repentinas com risco de morte” e destacou que esta pode ser uma das piores tempestades da história moderna para a região.

    Em todo o estado, mais de 875.000 cortes de energia foram relatados, e 290 estradas estavam fechadas até a manhã de sexta-feira. Equipes de resgate realizaram mais de 100 intervenções em situações de risco.

    As autoridades continuam monitorando a situação e aguardam mais chuvas até sábado, com alertas de que o risco de inundações severas pode persistir por mais tempo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.