Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Furacão de categoria 5 atinge Acapulco, no México

O fenômeno evoluiu de tempestade tropical para furacão em poucas horas, quebrando recorde intensificação mais rápida no Pacífico Oriental

Por Da Redação
25 out 2023, 15h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O furacão Otis atingiu a costa sul do México, onde ficam os populares resorts da cidade de Acapulco, com ventos de até 270 km/h nesta quarta-feira, 25. Autoridades locais alertaram a população sobre chuvas fortes e a possibilidade de deslizamentos de terra na região.

    Publicidade

    Um alerta de furacão vigora sobre uma extensão de 350 quilômetros da costa mexicana, entre as cidades de Zihuatanejo e Punta Maldonado, no estado de Guerrero. Segundo o órgão de proteção civil do país, já há relatos de cortes de energia e as aulas foram canceladas devido ao fechamento de escolas.

    Publicidade

    Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram ventos fortes acompanhados de chuva. Durante a noite, Otis passou de uma tempestade tropical a um perigoso furacão de categoria cinco em questão de horas.

    + Biden aprova construção de nova seção do muro na fronteira com o México

    Publicidade

    Continua após a publicidade

    O furacão também danificou o teto de um hospital em Acapulco e provocou diversos pontos de inundação. Nas redes sociais, um vídeo mostrou o desespero dos pacientes e funcionários da unidade de saúde.

    Publicidade

    + Filhos de El Chapo proíbem produção de fentanil no norte do México

    “Esta é uma situação extremamente séria para a área metropolitana de Acapulco, com o núcleo do furacão destrutivo provavelmente chegando perto, ou passando sobre a grande cidade na manhã de quarta-feira”, disse o serviço meteorológico mexicano. “Não há registo de furacões nem perto desta intensidade nesta parte do México.”

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Andrés Manuel López Obrador, presidente do país, disse que até agora nenhuma vítima fatal foi relatada, mas acrescentou que não há “nenhuma comunicação” com a área afetada. Ele afirmou que as áreas de Costa Grande, Acapulco e Tecpán – todas no estado de Guerrero – foram todas “duramente atingidas” pelo Otis e os danos no aeroporto militar local dificultaram o acesso das equipes de emergência à região.

    O presidente alertou sobre os riscos da tempestade e orientou a população a ir para abrigos e permanecer em locais seguros – longe de rios, córregos e barrancos –, bem como a “continuarem alertas, sem excesso de confiança”. Em Guerrero, as autoridades abriram abrigos contra tempestades, enquanto fazem patrulhas nas praias e a Guarda Nacional ficou de prontidão para resgates.

    Publicidade

    + EUA contratam Quico, de ‘Chaves’, para campanha contra imigração ilegal

    A tempestade já começou a enfraquecer, à medida que avança para o interior do país. Porém, a agência nacional de águas do México disse que ondas de até 10 metros de altura ainda são esperadas na costa.

    Continua após a publicidade

    Cientistas disseram que a velocidade com que Otis transitou de uma tempestade tropical para um furacão de categoria cinco foi rara. O fenômeno quebrou o recorde de taxa de intensificação mais rápida em um período de 12 horas no Pacífico Oriental, ganhando 130 km/h de velocidade nesse breve período.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.