Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

EUA contratam Quico, de ‘Chaves’, para campanha contra imigração ilegal

Em vídeos divulgados pela embaixada americana no México, Carlos Villagrán alerta para perigos de atravessar a fronteira ilegalmente

Por Paula Freitas
Atualizado em 3 out 2023, 16h34 - Publicado em 3 out 2023, 16h24

O ator mexicano Carlos Villagrán, que interpreta Quico no seriado “Chaves”, é o novo rosto da campanha contra imigração ilegal da embaixada dos Estados Unidos no México. Em um vídeo publicado nas redes sociais, em 21 de setembro, ele voltou a se fantasiar com as roupas do personagem e lançou alertas para o risco dos contrabandistas de pessoas, os “coiotes”.

“Os coiotes sempre te deixam encalhado, é melhor dizer a eles para saírem, para irem embora”, aconselha o ator na gravação, em que usa carros de brinquedo para simular um acidente, comum em veículos contrabandistas.

Além disso, Villagrán incentiva que os interessados em viver nos Estados Unidos usem o aplicativo CBP One, por meio do qual são agendadas consultas com as autoridades de fronteira. Em maio, mês em que o app foi lançado, o governo do presidente americano, Joe Biden, anunciou o fim do Título 42, uma lei da era da pandemia que permitia a expulsão de imigrantes sem que tivessem a chance de pedir asilo, e promulgou medidas mais duras para quem tentasse atravessar a fronteira ilegalmente.

+ Filho de ‘El Chapo’ se declara inocente de acusações de tráfico nos EUA

Continua após a publicidade

A iniciativa procura reduzir o intenso fluxo imigratório na fronteira México-Estados Unidos. Em 2022, a Patrulha da Fronteira registrou a entrada ilegal de ao menos 2,2 milhões de pessoas. Os números, apesar de ainda elevados, caíram neste ano, como mostram os dados de setembro: cerca de 1,6 milhões de pessoas cruzaram a divisa mexicana até o momento.

Em um segundo vídeo, publicado em 28 de setembro, o intérprete de Quico reforça os pedidos e afirma que “o melhor é cruzar [a fronteira] de forma legal”. Segundo o Escritório de Washington para a América Latina, a cidade fronteiriça de Tapachula, no sul do México, tem recebido cerca de 6 mil imigrantes diários, que tentam chegar aos Estados Unidos.

“Olá, amigos. Primeiro de tudo: Calem-se, calem-se, calem-se, vocês me deixam loucos!”, diz o ator, relembrando o famoso bordão do personagem, no vídeo. “Tenho algo muito importante para dizer: não cruzem a fronteira dos Estados Unidos, porque seu pai, sua mãe, seu tio, seu cachorro, seu gato, seu periquito, todo mundo pode estar em perigo. O melhor é cruzar de forma legal. Vamos lá. Se você fizer isso [atravessar legalmente], aí sim vou gostar de você.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.