Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Frida Sofía: a menina que mobilizou o México nunca existiu

Não existe nenhuma criança viva entre os escombros da escola que desabou após o terremoto que já matou 273 pessoas, segundo autoridades mexicanas

Por Da redação
Atualizado em 21 set 2017, 20h06 - Publicado em 21 set 2017, 18h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As autoridades mexicanas informaram nesta quinta-feira que não existe nenhuma criança viva entre os escombros da escola Enrique Rébsamen, destruída pelo terremoto que atingiu o México na terça-feira.

    A imprensa local havia acompanhado nos últimos dois dias a busca angustiante por uma menina que supostamente se chamava Frida Sofía, e estava presa nos destroços do edifício. A Marinha mexicana, contudo, desmentiu a história.

    “Não temos conhecimento do caso de uma menina a quem foi dado o nome [Frida Sofía]. Nunca tivemos conhecimento desse caso e temos a certeza que não foi realidade, uma vez que se confirmaram todos os nomes das crianças com o ministério de Educação e com a escola”, afirmou o subsecretário da Marinha, Ángel Enrique Sarmiento. “Foram resgatados 11 menores com vida e temos um total de 19 crianças e 6 adultos que morreram”, continuou.

    Continua após a publicidade

    Contudo, segundo as autoridades, possivelmente ainda há uma pessoa viva sob os escombros. “Um adulto ainda está desaparecido”, disse Sarmiento, indicando que essa poderia ser a pessoa que deu sinais de vida nos últimos dois dias e a quem os serviços de resgate tão desesperadamente tentavam salvar.

    A notícia de que havia uma menina ainda viva presa sob os destroços da escola reacendeu a esperança de todo o mundo após a tragédia. Segundo o jornal El Universal, a menina teria se identificado como Frida para um dos socorristas  no local e teria pedido água e se movido. Os movimentos, porém, possivelmente vieram de outra pessoa, e não da suposta criança de 12 anos.

    A confusão sobre o caso começou após uma declaração da própria Marinha mexicana que chegou a informar que havia detectado com seus instrumentos térmicos a presença de um corpo com vida, provavelmente de um menor, no lugar onde antes ficava a cozinha da escola.

    Continua após a publicidade

    Nas primeiras horas de terça-feira, o almirante José Luis Vergara, oficial da organização, disse: “Sabemos de uma menina que está viva e ela nos fez ver que está próxima de outras crianças com vida. Mas não sabemos a quantidade. Queremos manejar a informação com muita cautela”.

    Número de mortos

    O número de mortos deixados pelo terremoto subiu para 273, informou a Proteção Civil mexicana nesta quinta-feira. Esse número pode subir nos próximos dias, pois milhares de trabalhadores de resgate ainda vasculhavam escombros em busca de sobreviventes.

    O terremoto de magnitude 7,1 ocorreu cerca de 150 quilômetros ao sudeste da Cidade do México na tarde de terça-feira. No mesmo dia completaram 32 anos do tremor que deixou milhares de mortos no país, em 1985. Inúmeros vídeos postados no Twitter mostram a queda de edifícios e o impacto causado pelo tremor.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.