Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Forte terremoto atinge o leste do Taiwan

Tremor de magnitude 6,1 atingiu cidade nas proximidades da capital, Taipé; apesar do pânico, não foram registrados grandes danos

Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atingiu nesta quinta-feira, 18, a cidade de Hualien, no litoral do Taiwan. Apesar do forte tremor em prédios e da suspensão dos serviços de metrô, as estruturas da região não sofreram grandes danos. Entre os moradores, também foram registrados apenas ferimentos leves.

O município costeiro, o mais afetado pelo tremor, fica a 115 quilômetros da capital do país, Taipé. Lá, a repercussão do terremoto provocou pânico e deixou dezenas de pessoas trancadas em elevadores. Além disso, um edifício ficou inclinado, apoiando-se em outra construção.

O trem de alta velocidade e o sistema de metrô da capital também interromperam as operações. O primeiro tremor, de 6,1, aconteceu às 13h01 do horário local (2h01 de Brasília) e ainda foi seguido por duas réplicas de magnitude 4,1 e 3,1, após 16 e 31 minutos, respectivamente.

Terremotos como o desta quinta não são novidade para a turística Hualien. Em fevereiro do ano passado, um terremoto de 6,4 graus de magnitude atingiu a cidade pouco antes de meia-noite e deixou 17 mortos e 250 feridos, além de provocar o desmoronamento de quatro prédios e a inclinação de muitos outros. 

Depois do tremor de hoje, por medida de segurança, todas as escolas localizadas ao longo da costa leste foram esvaziadas. Dois peregrinos que estavam no conhecido Parque Nacional de Taroko ficaram feridos após serem atingidos por rochas que despencaram, informou a prefeitura de Hualien.

(Com Estadão Conteúdo)