Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Forças israelenses matam 7 palestinos em protestos na fronteira de Gaza

Cerca de 200 já morreram desde que as manifestações semanais na fronteira começaram em março; nenhum soldado israelense ficou ferido no confronto de hoje

Por Da Redação
12 out 2018, 18h42

Ao menos sete palestinos foram mortos pelas forças de Israel nesta sexta-feira (12) em protestos ao longo da fronteira israelense com a Faixa de Gaza, segundo as autoridades locais.

Israel informou que suas tropas atiraram contra um grupo que havia ultrapassado uma cerca com uma bomba e atacado um posto do Exército. Nenhum soldado israelense ficou ferido.

Além dos sete mortos, as autoridades de Gaza estimam que cerca de outros 140 ficaram feridos só nesta sexta. Entre elas estão 60 pessoas que foram atingidas por tiros no leste da Faixa de Gaza. Ao menos 10 crianças foram baleadas.

O Exército israelense informou que os manifestantes, estimados em cerca de 15.000, estavam “atirando pedras, aparatos explosivos, bombas incendiárias e granadas” contra tropas israelenses e contra a cerca.

O porta-voz militar israelense, Jonathan Conricus, disse em publicação no Twitter que um grupo havia “detonado uma bomba na cerca da fronteira Israel-Gaza”, permitindo que 20 pessoas escalassem pelo buraco.

Continua após a publicidade

As mortes de hoje elevam para cerca de 200 o número de moradores de Gaza mortos desde que os protestos semanais na fronteira começaram em 30 de março, de acordo com dados do Ministério da Saúde palestino.

Os manifestantes reivindicam o direito de retorno dos palestinos que foram expulsos ou que fugiram de suas terras com a criação de Israel em 1948, além do fim do bloqueio.

Israel controla as fronteiras da Palestina desde a Guerra dos Seis Dias em 1967, quando ocupou os territórios de Jerusalém Oriental, Cisjordânia e Gaza. Esta última está sob bloqueio desde que o movimento islamita Hamas tomou o controle do território à força, há 11 anos.

Continua após a publicidade

Os mais de 2 milhões de moradores da Faixa de Gaza só contam com uma saída para o exterior, através do Egito, que também mantém a fronteira intermitente da fronteira.

Os quase 3 milhões de habitantes da Cisjordânia costumam viajar para o exterior pela passagem de Allenby com a Jordânia, que também está sob controle da segurança israelense.

(Com AFP, EFE e Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.